ARROZ DE CURGETE E CENOURA

quarta-feira, outubro 08, 2014



A receita que vos trago hoje é dedicada a todos os queridos que me inspiraram e ajudaram na construção deste blog. É uma receita simples e rápida, quase sem história, não fosse o ter ficado uma delícia e ter sido elogiada pelo Provador Oficial cá do Meu Estaminé.

Arroz de Curgete e Cenoura

Para 2 pessoas

1 dente de alho picado finamente
1/2 cebola pequena picada
1 folha de louro pequena (sem nervura)
1 colher de sopa cheia de azeite virgem
1/2 curgete peq. aos cubinhos (com casca)
1 cenoura grande aos cubinhos
100 ml de arroz carolino português (lavado)
400 ml de água a ferver
1/2 cubo de caldo para arroz (usei Knorr)



Ferva a água e reserve.
Lave e parta a curgete em cubinhos para uma taça.
Lave e pele a cenoura, parta-a em cubinhos e junte à curgete. Reserve.
Num tachinho deite o azeite, o alho e a cebola picados e as duas metades da folha de louro.
Leve ao lume para aquecer e logo que a cebola comece a ficar transparente, junte os legumes reservados. Se estiver com pouco líquido, acrescente 50 ml de água quente. Tape e deixe suar um pouco em lume brando (5 minutos).
Aumente o lume para forte e junte o arroz, mexendo com a colher de pau para envolver bem.
Acrescente 250 ml de água quente e junte o meio cubo de Caldo para Arroz. Mexa e rectifique de sal. Logo que levante fervura baixe o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar durante 15 minutos exactos.
Não se esqueça de uma vez por outra, mexer cuidadosamente com a colher de pau e, se precisar de mais caldo, acrescentar a restante água quente.

Notas:
 - Sendo apenas 2 cá em casa, dou-vos a quantidade exacta que faço.
 - Se cozinharem para mais pessoas é só "fazerem as contas".
 - No caso de ser só para uma pessoa, congele metade para outra refeição e aqueça no microondas ou em banho-maria quando precisar.
 - Geralmente não uso Caldos de compra, mas uma vez por outra, para variar ou para obter um sabor diferente, uso com parcimónia (só metade e guardo o restante no frigorífico para outra vez).
 - Para um resultado mais saudável use caldo de carne ou de legumes caseiro.
 - Se for Vegetariano, para obter uma refeição completa com proteínas, junte 1 chávena de cogumelos ou de feijão cozido,  grão ou ervilhas.

Tenham uma boa semana. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Que bom que está de volta e ainda bem que a ausência foi só férias.
    Uma delicia de arroz, faço muitas vezes vou só mudando os legumes, pois o arroz é muito versátil, e é sempre um prato saudável. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga
    Estamos em sintonia, pois hoje lá no blog também proponho uma receita com arroz e curgete (abobrinha) :)
    Deliciosa receita.
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Humm olhar para esse arroz deixou-me com agua na boca!
    Obrigada pela receita simples, a vegetariana aqui vai adicionar o feijao :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Bombom, obrigada pela visita...até pq me fez descobrir o teu estamine, eheheh. Adoro arrozinho de legumes

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom,
    Este arroz é mesmo daqueles que me levam a casa da minha mãe e à comidinha caseira e boa, feita pelas mães.
    Amo a combinação de ingredientes e o resultado final é divino.
    Minha querida, muito obrigada pelo comentário que tiveste de deixar na Mena em relação ao meu bundt mas a porcaria do ggogle+ prega-me estas partidas e eu nem mexo, pois foi por causa disso que o Salsa verde teve de acabar.
    Um beijinho grande minha querida,
    Lia.

    ResponderEliminar