PÃEZINHOS RÚSTICOS DE AZEITE

quinta-feira, abril 11, 2013



Para não vos maçar demasiado, resolvi fazer um parêntesis nas Ementas que vos prometi, para vos mostrar uns pãezinhos muito gostosos que fiz esta semana. A receita é da minha boa Amiga Léia, dona do Cucchiaio Pieno, que muitas de vocês já conhecem. Vale a pena visitar o seu "cantinho" onde há sempre uma colherinha cheia de qualquer doçura ou de salgadinhos especiais da Cozinha Vegetariana.
Esta receita leva 450 g de farinha de trigo T65, mas para torná-la mais rica, podem usar 250 g desta farinha e 200 g de farinha de trigo integral. Vejam aqui a receita original:
www.cucchiaiopieno.com/2010/01/pao-rustico.html

Pãezinhos Rústicos de Azeite

450 g de farinha de trigo T65 (uso Espiga)
20 g de fermento fresco de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
125 ml de leite morno
1 ovo
1 clara para pincelar
60 ml de azeite virgem
1 colher de café de sal

Aqueça o leite e dissolva o fermento e o açúcar.
Peneire a farinha.
Coloque na cuba da MFP o azeite, o sal, o ovo e a mistura de leite e fermento. Por fim coloque a farinha. Ligue o Programa - Massas (na minha é o 6).
Quando o ciclo se completar, transfira a massa para a banca enfarinhada e sove-a um pouco para retirar o ar da fermentação. Divida a massa em 10 bolinhas. (Eu fiz um rolo e cortei ao meio; depois dividi cada metade em 5 partes e moldei as bolinhas).
Disponha as bolas num tabuleiro ou dois, forrados com papel vegetal de culinária (uso Glad).
Com uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada, faça incisões em cruz em cada uma delas. Cubra com um pano da loiça limpo e deixe levedar durante 15 minutos (deixei 30) em lugar morno.
Bata ligeiramente a clara e pincele a superfície dos pãezinhos (esqueci-me deste pormenor e polvilhei-as com farinha). Asse em forno quente, pré-aquecido a 200° C por 25 a 30 minutos, ou até que fiquem dourados.


Ficaram 10 pãezinhos deliciosos, macios e gostosos em que o azeite nem se nota.
Se não tiverem Máquina de Fazer Pão (MFP), anotem a receita original, em que a massa é batida no liquidificador da 123. Também podem fazer na tigela da batedeira com as varas em espiral.

Léia, obrigada pela partilha desta receita que foi muito apreciada cá em casa!
Boa semana com Sol radioso para todos.
Beijinhos da

                       Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

0 comentários