CREME DE CHOCOLATE E AVELÃS (Para Barrar)

domingo, março 03, 2013


                   Creme para Barrar tipo Nutella

Em boa hora resolvi seleccionar e organizar as receitas que fui acumulando ao longo dos anos em que sigo os Blogs de Culinária (desde muito antes de me decidir a criar o meu).
Assim, fui encontrar algumas preciosidades de que já nem me lembrava.
A receita de hoje é uma dessas. Nos tempos que vão correndo, em que temos de contar todos os cêntimos (ia escrever "tostões"), não há nada melhor do que fazer em casa aquilo de que precisamos. Além de ficar mais barato, fica de certeza muito mais saudável porque fica livre de corantes, conservantes e aditivos de sabor artificiais e químicos.
Nesta linha de pensamento, já vos dei a receita de vários produtos caseiros de qualidade: iogurtes, queijos frescos, requeijão, Molho de Pimenta (tipo Tabasco), Molho de Tomate (em conserva, tipo QB), etc.
Hoje trago-vos o Creme de Chocolate e Avelãs para barrar, que fiz ontem e que fez as minhas delícias ao pequeno almoço desta manhã. Uma torrada de brioche caseiro barrada com este creme e com requeijão caseiro por cima, digo-vos que é um manjar!
Com pouco mais de 150 g de avelãs sem pele e 150 g de chocolate de culinária semi amargo, fazem 2 frascos de Creme e ainda sobra uma tacinha para provarem. Se repararem na foto acima, o frasco de Nutella contém 200 g de creme e os 2 frascos caseiros são um pouco maiores.

   
Creme de Chocolate e Avelãs

150 g de chocolate de culinária (usei Lindt Postres 70% cacau)
150 g de avelãs sem pele
100 ml de leite frio
100 g de açúcar baunilhado (caseiro)

Aqueça o forno a 180° C.
Espalhe as avelãs num tabuleiro e leve a forno quente por 5 ou 6 minutos, para torrar ligeiramente.
Retire  do forno e espalhe as avelãs na pedra da bancada para arrefecerem.
Aperte-as entre os dedos para lhes retirar a pele. (Não se preocupe se alguma ficar com pele agarrada).
Ponha-as aos poucos na picadora 123 ou outra e pique-as até fazerem pasta.
Deite tudo numa tigela e reserve.
Parta o chocolate em pedaços e leve a derreter em banho maria, tendo o cuidado de não deixar o fundo do tachinho do chocolate, tocar na água. Mexa com a colher de pau até estar bem derretido.
Junte o chocolate derretido às avelãs picadas e acrescente o leite frio e o açúcar.
Bata com a batedeira eléctrica até obter um creme fofo (5 a 10 minutos).
Verta em frascos de boca larga ou em caixinhas de plástico com tampa hermética.
Guarde no frigorífico.

Se quiserem fazer mais quantidade, é só dobrar a receita.
Na receita original que encontrei na Net (esqueci-me de apontar o devido link), era indicada maior quantidade de leite, mas no meu teste, o creme ficaria muito líquido.
Se preferirem creme mais mole, a quantidade de leite a usar nesta receita deverá ser de 150 ml.

Uma boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

9 comentários

  1. Aqui em casa estão a pedir-me inovação ao pequeno almoço. Durante o fim de semana é fácil,...,há mais tempo, mas durante a semana é tudo a correr. Não saímos de casa sem comer, mas às vezes não há grande diversidade...
    Ora aqui está uma receita que tenho que experimentar!!
    Bgaduuuu!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma receita desse creme de barrar para fazer mas vou sempre adiando.Esse deve ter ficado uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que boa ideia, obrigada pela partilha! Acho que fazer hoje, mas como não tenho avelãs, vou experimentar com amêndoas. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Escelente receita!
    Tem ideia de durante quanto tempo esse creme se conserva?
    Bjs

    Lua
    http://nasfasesdalua.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Excelente receita!
    Tem ideia de durante quanto tempo esse creme se conserva?
    Bjs

    Lua
    http://nasfasesdalua.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Lua, seja bem vinda!
    Este creme, guardado num frasco esterilizado e tapado hermèticamente, dura meses no frigorífico (se não houver gulosos aí em casa, he,he). Depois de aberto, guardado no frigorífico dura mais do que a manteiga, pois é isento de gordura animal.Pode guardar 1 mês em perfeitas condições (não tenho dados científicos).
    Esta receita dá para 2 frascos, pelo que não demora muito a ser gasta e é muito saborosa. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Bombom!
    Vou experimentar em breve.
    Obrigada por visitar o meu blog! Ainda é muito recente :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Olá.... uma perguntinha só, o que posso trocar pelo leite???? gostava de fazer, mas o leite para mim é proibido. Obrigada

    ResponderEliminar