PÃO DE MISTURA COM PASSAS E NOZES

sábado, dezembro 08, 2012


Não sei se vos disse que tenho andado a fazer Fisioterapia. Isso faz-me perder as manhãs e, como sou pouco metódica, acabo por me enredar em pequenas coisinhas que me tiram o tempo para tudo o que queria fazer. Felizmente já faltam só duas sessões e depois volto ao meu ritmo de vida normal. Ainda nem fiz os preparativos do Natal!...


Mesmo assim, na semana que passou fiz mais um pão, desta vez com passas e nozes que eu adoro.
A receita é a do costume, porque me dá sempre certa, mas com pequenas alterações.

Pão de Mistura com Passas e Nozes

200 ml +1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de azeite virgem (ou 2 colheres de margarina derretida ou líquida)
1 e 1/2 colher de café de sal
2 colheres de sopa de açúcar
400 ml de farinha de trigo T 65
100 ml de farinha de centeio
100 ml de farinha de trigo integral
2 e 1/2 colheres de café de fermento seco de padeiro ( Fermipan)

1 chávena de chá de nozes picadas
1/2 chávena de chá de passas sultanas

Colocar todos os ingredientes  (excepto as nozes e as passas) pela ordem indicada, na máquina de fazer pão. Programa de Pão normal. Quando soar o apito, incluir as passas e nozes na massa.
E pronto, daí a cerca de 3 horas terá um pãozinho fantástico e um cheirinho maravilhoso na sua cozinha!
Se não apreciarem passas ou nozes, podem incluir (ou não) sementes de girassol, de sésamo ou gergelim, linhaça, ameixas ou figos secos em pedacinhos, etc.

Com votos de um bom fim de semana para todos, beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. Também já fiz fisioterapia e achava uma perda de tempo e nem sequer me sentia melhor.
    Espero que não seja o seu caso,espero que esteja a correr bem.
    Gostei muito desse pão deve ter ficado uma maravilha.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. só lhe tirava as passas...
    Beijinhos e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga
    Amei esse pão!
    Vou anotar a receita, pois quero experimentar.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar