CONHECEM AS CESTAS ORGÂNICAS DO "G-PROVE" ?

sábado, maio 05, 2012

Conheci este projecto há dias, através da Carla P. do Carpe Diem. Se quiserem, dêem lá uma "saltada".
www.carlapinheiro.net/2012/04/a-minha-cesta-organica/

Todas (os) nós ambicionamos os alimentos mais frescos e se possível, directamente do produtor.
E muitos produtores, preferem vender directamente ao público, sem a intromissão de intermediários.
Também sabemos que nos hiper e supermercados, os legumes e as frutas são muito mais caros do que em muitas lojas da especialidade.

O Programa PRODER, tem um projecto chamado G-Prove que podem consultar aqui:
www.prove.com.pt

Básicamente, é isto:
Os produtores entregam um cabaz com diversos produtos da sua horta, num local determinado.
O cabaz G, de 7 a 9 kg, custa 9 euros.
Nós só temos de referir no acto de inscrição, quais são os produtos que não nos interessam (de que não gostamos).

 Logo que me inscrevi (gratuitamente) marquei a data que me convinha para ir levantar o Cabaz G.
É pena ainda não haver um pólo aqui em Sintra, pelo que tive de ir buscar o meu a Mafra, que era a zona mais próxima. Tinha de estar hoje, entre as 9 e 30 e as 10 e 30 no Mercado Municipal de Mafra.
E agora vejam o que trazia o meu Cabaz.


 Uma caixa de morangos (0.5 kg), 1 alface, 1 alho francês, 1 pedaço de abóbora, 1 curgete, e 1 dose de bróculos.


1 pequeno molho de cenouras com rama (boa para sopa), 1 beterraba grande com rama (tb. para sopa), 1 molho de espinafres, 1 molho de grelos de couve.


Cebolas e batatas (mais ou menos 1 kg de cada).


1 limão grande (atrás, à esquerda), 4 peras, 4 laranjas, e cerca de 1,5 kg de peros, golden e starking.

Este Programa, procura o intercâmbio entre produtores e consumidores, de modo a incentivar boas práticas de agricultura biológica. Está a ser implementado mas ainda não cobre todo o território nacional. Por enquanto os pólos existentes são:
Sesimbra, Palmela, Moita, Amial-Porto, Zona Ocidental do Porto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Paredes, Montemor-o-Novo, Mafra, Gradil, Ericeira, Ponte de Lima, Abrantes, Caminha, Monção, Paredes de Coura, Valença, Loulé, São Brás de Alportel, e Oliveira de Azeméis.

Com votos de um BOM DIA para todas as MÃES e bom fim de semana para todos!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima / Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

9 comentários

  1. Boa compra bombom, pena não haver por Lisboa,beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post de informação :) Boa compra!
    Obrigada

    Living2Cook*

    ResponderEliminar
  3. Ah Bombom, que ideia giro esta implantada por aí!
    Quem dera existisse por aqui algo assim, eu não me importaria de pagar um pouco mais até para consumir frutas e legumes sem agrotóxicos.
    Boas compras e faça umas boas receitas para nos mostrar.
    beijinhos cariocas

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida Fátima,
    Que idéia boa a deste projeto! Muito interessante e proveitosa, para ambas as partes!
    Como bem o disse a Beth (acima) quem dera fizessem um projeto deste por aqui!
    Capricha nas gostosuras, ok?
    Bjssssssssssssssss, quérida!

    ResponderEliminar
  5. Genial esta iniciativa aí, Bombom.Já que a seleção é especial, até acho válido que sejam um pouco mais caras que as outras verduras.

    E, aproveito a visita para lhe deixar um carinho especial pelo dia de hoje: Dia das Mães!
    Parabéns e felicidades pra vc e toda família.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela informação! Já há bastante tempo que eu tinha feito uma nota no meu blog, a dizer: que era bom os agricultores venderem directamente ao consumidor, nem que fizessem uma feira estilo semanal! Ok, parece que foi telepatia, vou ver e além disso, tenho 3 sítios perfeitos para mim! Moita, não fica longe, Palmela vou tantas vezes à MAKRO, e Sesimbra, serve de passeio para ir ver o "meu" Mar! Obrigada pela informação! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Bombom, também descobri estes cabazes há pouco tempo e aderi. Não estou a comprar nos mesmo produtores pois onde compro, entregam-me em casa gratuitamente. O preço do cabaz é exactamente o mesmo.
    Quero também dar-te a novidade que, finalmente, consegui encontrar o açúcar gelificante e, este fim de semana irei fazer a tua geleia ( sou de ideias fixas, ahah).
    Vou depois aplicá-la num doce e postarei com os devidos créditos à tua invenção, claro. Depois aviso, ok?
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Bombom que bom que gostou!!! Aqui em casa também ficámos fãs :)
    bjinhos*

    ResponderEliminar
  9. Olá Bombom,
    Obrigada pela dica.
    Apesar de não ser perto... mafra ainda acaba por ser o que fica mais próximo...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar