PÃO COM SEMENTES DE PAPOILA

quinta-feira, novembro 17, 2011


Hoje, quinta-feira dia 17, o Lidl teve à venda Máquinas de fazer Pão.
Por 49.90 euros, já é possível comprar uma MFP bem eficiente e com diversas valências:
além de diversos tipos de pão, pode preparar-se massa para Pizza, fazer compotas, etc.
Pode-se fazer pão com 3 pesos: 750 g, 1000 g (1 kg) ou 1250 g.
Quando a minha máquina vèlhinha se avariou no início do ano, andei a ver os preços das diversas marcas, por curiosidade. Uma exorbitância!
As mais baratas custavam entre 60 ou 70 euros e daí para cima, iam até aos 100 ou um pouco mais.
Eram todas XPTO, umas com mais capacidades, outras nem tanto...Um "barrete" da publicidade para incautos!
Bàsicamente, fazem todas o mesmo, tanto faz ser a mais cara como a mais barata.
Por isso resolvi esperar pela promoção do Lidl para adquirir a mais barata do mercado.
Comprei-a no Verão passado e já está bem "testada". Por isso a recomendo.É da marca Silver Crest, italiana, e tem 2 anos de garantia.

Pão de Trigo

200 ml + 1 colher de sopa de água (1 cup + 1 colh.sopa)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
600 ml de farinha de trigo (T 55 ou T 65) (3 cup)
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco (Fermipan)

3 colheres de sopa de sementes de papoila

Colocam-se os ingredientes por esta ordem na forma de pão, excepto as sementes.
Inicia-se o Programa 1. Quando a máquina apitar acrescentam-se as sementes.

Notas:
- Esta é uma receita básica para um pão de cerca de 750 g.
- Quando as sementes são pequeninas como estas ou as de sésamo, junto-as no início.
- As máquinas trazem sempre um copo de medida = 1 cup = 200ml
- Geralmente uso farinha de trigo normal e farinha de trigo integral, na proporção de: 2/3 de cup de farinha integral e o restante de farinha de trigo.
- No início, convém ter atenção quando a máquina começa a bater a massa, porque as farinhas não são todas iguais e às vezes é preciso acrescentar um pouco mais de água. Use água morna e deite uma colher de sopa de cada vez sobre a massa.

Tenham uma boa sexta-feira, como prenúncio de um óptimo fim de semana.
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

7 comentários

  1. Há cerca de 2 meses comprei uma no Jumbo por 37 euros da Tauros... um achado :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Bombom,

    Um pão bem saudável para eu variar as minhas receitas de pão na MFP. Pois eu enfiei o "barrete" há anos atrás quando paguei 90 Euros pela minha que mandei vir pelas Selecções do Reader´s Digest, sendo elas ainda uma novidade por cá.. Ainda não me deixou ficar mal no pão... Já nos doces, nunca me calharam bem!
    Beijinho grande e um excelente fim-de-semana1

    ResponderEliminar
  3. Arteira Bombom,
    vc tem prendas preciosas, minha querida.
    Um pão caseiro, feito de carinho, festeja a manhã de todos que o compartilham.
    Tua família é privilegiada e que assim continue através dos tempos, pois,tem a dedicada avó Fátima lhes alegrando.
    Saúde e paz p vc e toda família.
    Bjos d'além-mar,
    Calu

    ResponderEliminar
  4. muito bem bombom, beijinhos meus e da Joana

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Brasil a máquina é mais cara, mas mesmo assim vale a pena o investimento. Tô me divertindo com a minha. Fiz até um blog e tô postando receitas e minhas experiências tb. Podemos trocar figurinhas, faço as receitas de Portugal e vcs as brasileiras, rs! Bjos e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  6. Querida Bombom
    Também tenho uma máquina de fazer pão e adoro!
    Quando faço geralmente coloco vários tipos de grãos, inclusive de papoila - fica sempre ótimo!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar