COZINHAR É INVENTAR!... FRANGO NO FORNO

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Hoje apetecia-me dar um título mais maluco a este post. Assim como ...Maluquices na Cozinha.
Tinha um peito de frango à frente e apetecia-me uma coisa diferente do habitual.

" Numa chávena misturei 2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho grande, espremido, 1 colher de sobremesa de molho de soja e outra de vinagre balsâmico, 1 colher de chá de gengibre em pó, 1 colher de sobremesa de Flor de Sal aromatizada com tomilho e chilly. Levantei um pouco a pele do frango e barrei por baixo com esse creme, e fiz o mesmo do outro lado. Coloquei o frango numa assadeira e reguei-o com um cálice de vinho do Porto. Acrescentei uma cebola média partida aos quartos, 6 azeitonas grandes descaroçadas e uma chávena de caldo de carne.
Levei ao forno pré- aquecido e daí a 10 minutos acrescentei o sumo de meia laranja. Ao fim de 45 minutos estava pronto, mas a meio da cozedura rectifiquei de sal e reguei-o com o próprio molho.
Entretanto fritei uma batata doce às rodelas grossas e outra normal aos  quartos.
Tirei o frango do forno e juntei-lhe de um lado as rodelas de batata doce e do outro os quartos de batata normal. Servi com salada de alface e cebola vermelha."


E o resultado, foi uma agradável surpresa. Delicioso! E gostoso de ouvir o comentário final:
- Um opíparo almoço!

Nota: O sal aromatizado é muito fácil de fazer e está sempre à mão. Devem guardá-lo em frasco tapado, no armário. É óptimo para temperar na hora, bifes, costeletas, escalopes e marinadas. (Já publiquei a receita, é só procurarem).
Desta vez não há fotos. O Provador oficial,  a meio da refeição perguntou:
- Não pões esta receita no teu Estaminé?
Nessa altura já era tarde para fotografar. A assadeira estava vazia, he,he!
Ficará para uma próxima, prometo.

Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

12 comentários

  1. Olá querida Bombom,
    És uma artista no teu «laboratório», consegues transformar um peito de frango num manjar dos deuses! rsssssssssss
    Cozinhar é de facto uma arte e eu fico assim a balançar...
    Cá em casa há uma série de proibições...Valha o Deus ao que se chega!!!!
    Beijinhos,
    Manu

    ResponderEliminar
  2. Sumptuoso almoço! (penso que agora com o novo acordo ortográfico se escreverá suntuoso?!!!)
    Feliz sugestão, a do Sr Provador Oficial, de partilhar connosco tão bela receita. Ingredientes e confeccção agradaram-me imenso! Levo-a comigo!
    Beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  3. Uma delícia de receita que o teu provador oficial aprovou e até se lembrou da foto o que a menina até se esqueceu! Mas como lendo a receita dá para ver que com toda a certeza ficou mesmo um manjar dos anjos...Ah e adorei o nome do post, pois precisamos de dar um pequeno "ar" de loucura à vida neste caso aos nossos blogues!(sorrisos)

    beijinhos com muito carinho

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  4. Querida Bombom, és mesmo uma alquimista da boa mesa! Eu, como não sou nada chegada à cozinha, o faço por obrigação...aprecio mesmo é comer e não fazer! Detesto, mas sou obrigada. Agora, gostei de teu provador oficial te incentivar tanto com o blog...que legal isso! Beijos querida...olha, estou esperando as dicas do método silva viu? Beijos amada amiga!

    ResponderEliminar
  5. Oi Bombom, só gosto da cozinha assim, como um laboratório experimental. É desta maneira que saem as coisas gostosas e nós saímos leves, por que usamos a energia caótica da criatividade!
    Não sou nada boa de seguir receitas. Vou pegar carona em sua receita e fazer um franguinho amalucado por cá! Rsrs Acho que marido vai adorar.
    Mas da próxima não esqueça das fotos, hein? Rsrs
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. com certeza estava muito bom, por esse motivo acabou. se desculpa minha ignorância, pode me esclarecer sobre o significado de ESTAMINÉ? tenho cá minhas deduções, mas gostaria de saber com certeza. agradeço muito. abraços

    ResponderEliminar
  7. Querida Bombom
    Muitas vezes o inventado sai muito melhor que pratos de grandes chefs!
    Casaram-se muito bem os teus ingredientes.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  8. Olá, Fátima!

    Cozinhar é arte. E arte é criação. Parabéns por esse delicioso talento.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  9. Amiga querida
    Uso sempre a casca branca do Brie.
    Fico muito feliz em saber que aprecias as minhas receitas.
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Vó Fátima, falei seu nome no meu texto de hoje, 28/02. rs
    Olha, frango está sendo quase que minha opção de todo dia, ando preferindo. Como a netinha mora comigo e precisa de carne de boi(vaca), ainda faço uns 2 dias na semana, mas por mim a dispensava.
    Frango e peixe, adoro!
    Não sou de cozinha, mas gosto de conehcer as receitas e me propus cozinhar mais neste ano.
    Vou procurar a receita do sal aromatizado,deve ser ótimo.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  11. Allo Fatima!

    Muitissimo obrigada pelos comentarios que tem deixado no meu blog, agradeço as suas palavras de carinho e as suas visitas. Não conhecia o seu blog, mas por certo virei cá mais vezes.

    Este pratinho inventado de frango parece-me ser uma verdadeira delicia, os temperos que usou são todos do meu agrado.

    Em relação à questão que colocou sobre as flores secas que usei, o nome das especiarias é cherry da marca Sonnentor e pode encontrá-las à venda no Celeiro.

    Muitos beijinhos,

    Cacahuete

    ResponderEliminar
  12. Ai, Bombom que franguinho mais gostoso este! Fico de água na boca quando entro nos blogs das amigas culinaristas. Vocês são demaissss!
    Muito giro teu marido dar esta força para colocares no teu Estaminé as receitas. Meu marido também é um grande incentivador desde o começo.
    um super abraço, carioca

    ResponderEliminar