BIFES, REIS À MESA

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Sim, eu sei, hoje é dia de S. Valentim ou Dia dos Namorados.
Eu não ligo muito para esses dias institucionalizados pelo sr. Comércio. Por isso para mim, dia dos namorados é sempre que recebo flores ou mimos do meu maridinho (he,he). O meu dia dos namorados calha a 19 de Julho, o dia em faz anos que me casei. Mas acho muito bem que quem aprecia, comemore hoje em especial.
E como neste dia há por aí muitas receitas de lindas e doces sobremesas, eu vou continuar no "prato forte" que é o Bife, pois fica bem em qualquer mesa de festa.
Hoje vou falar-vos de um outro bife célebre na cidade de Lisboa antiga.

"Nem só dos Marrare reza a história. Onde é hoje a Livraria Sá da Costa, no topo do Chiado, funcionou até 1875 o lendário Café Central, onde Antero (de Quental), Eça, (de Queirós), Adolfo Coelho, Batalha Reis e Salomão Saragga redigiram e assinaram o violento protesto contra o governo que amordaçou as Conferências do vizinho Casino Lisbonense.
Fundado e gerido por um tal Domingos António, conhecido e reconhecido pela casaca impecável e pelo chapéu alto que manteve até ao fim da vida, o Central inaugurou em Lisboa - e também aqui, quem diz Lisboa, diz Portugal - o serviço completo de restaurantes, nos cafés, até então desconhecido entre nós.
Famoso pelo linguado frito e pela arte de grelhar o rim, os bifes do Central não deixaram de ter os seus fiéis apreciadores, entre os quais se contavam Guerra Junqueiro e Guilherme de Azevedo, que fizeram do popular café uma das praças fortes da sua poesia, dos seus protestos e do seu apetite. E se hoje é de lamentar a perda da receita que serviu de base a tão famosos bifes e os manteve durante anos nos tops da gula alfacinha, contentemo-nos com esta história de proveito e exemplo: passado que foi desta vida o solícito encasacado Domingos António, quis sua senhora, viúva e herdeira, dotar o Central de gerente a condizer com o prestígio do afamado estabelecimento.
A escolha da chorosa viúva viria a recair, infelizmente, sobre reconhecido madraço que, pouco dado a canseiras de cozinha, mandava buscar os bifes à taberna do Baldanza, à Rua Nova dos Mártires, servindo-os em louça do Central. Descoberto pelos clientes, o histórico Central não resistiu ao contrabando e faliu, irremediavelmente. Nem nos bifes, o crime compensa!"
               Do livro À Mesa Com a História, de Manuel Guimarães.

E agora, para que quem gosta "destas coisas da História" se delicie, aqui fica uma das mais antigas receitas portuguesas de Bife.
"A Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, cuja primeira edição, de 1680, corporiza o primeiro livro da especialidade impresso em português, inclui uma curiosa receita  cujo produto é, sem tirar nem pôr, igual ao que, um século depois (1822), os ingleses oferecem ao mundo sob o nome de beefsteack.
Eis a receita: tomarão um lombo e o farão em talhadas muito delgadas e as frigirão em toucinho, meio fritas e depois lhe botarão pimenta e uma pequena colher de farinha torrada, 4 gemas de ovos de sorte que engrosse o caldo, o qual há-de ser de duas colheres. Vai à mesa sobre fatias".

Traduzindo "por miúdos", vou pôr isto de maneira que todos os interessados percebam (he,he).

Bife à Moda Antiga (baptizei-o eu!)

Dose individual

1 bife do lombo (vazia)
Fatias de toucinho 
1 colher de chá de farinha torrada
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de caldo de carne

Numa frigideira de ferro ou de aço inoxidável de  fundo grosso, fritam-se as fatias de toucinho. Junta-se o bife e deixa-se fritar bem de um lado e de outro. Tempera-se com a pimenta. Retira-se o bife para um prato aquecido e reserva-se. Junta-se ao molho a colher de farinha torrada mexendo bem e depois o caldo de carne temperado de sal. Logo que o molho engrosse, junta-se o bife com os sucos que largou. Sacode-se um pouco a frigideira e retira-se do lume. Serve-se sobre fatias de pão frito.

E agora desejo que tenham um bom jantar para comemorar e celebrar o Amor!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Olá bombom... obrigada pelo comentário no meu blog :-)

    Quanto aos bifes adorei a receita, esse bife deve ficar fantástico, tanto que vou levar a receita, posso? lol

    Bjokas doces***

    ResponderEliminar
  2. Querida Fátima,

    e nada como uns bifes com história, para um delicioso jantar romântico que certamente ficará para a história!
    :)
    Um grande beijinho e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. Bombom, este seu jantar romântico vai pegar o maridão pela barriga. haha
    Por aqui estes bifes só serão feitos no meio do ano quando comemoramos o dia dos namorados.
    beijos cariocas

    ResponderEliminar
  4. olá amiga, pois é as aulas agora tomam mais o meu tempo,embora venha espreitar sempre o meu jardim, por vezes não comento, pois tenho que estar com adultos por casa com o meu pai é mais difícil, pois ele utiliza este computador, com a mãe tenho mais disponibilidade, mas à tarde vai sempre para a escola ,hoje como vou ao médico, deu para vir aqui, tenho histórias novas que inventei, uma delas foi aprovada para seguir para o concurso literário,já vai sendo habitual todos os anos, mas este ano vou concorrer com muitos alunos.
    Beijocas ,com respeito às sobremesas os pais não podem abusar de doces.

    ResponderEliminar
  5. Querida Bombom
    Que romântico!!! A cada dia te admiro mais!
    Excelente receita.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar