PARA A MESA DE NATAL...LEITE CREME à PORTUGUESA

domingo, dezembro 12, 2010

Um dos doces que não falta à nossa mesa no Natal, é o Leite Creme à Portuguesa, da Maria de Lurdes Modesto.

 
A Doçaria Portuguesa podia dividir-se em duas categorias: uma rica e conventual  e outra pobre, de raiz popular. As duas, completam-se e enriquecem a nossa Tradição com grande qualidade.
Se uma trabalha mais com ovos e amêndoas, a outra vai buscar o açúcar, o leite ou o arroz e faz prodígios!
Isto é apenas o que eu penso, claro. Não é dogma , apenas a minha opinião.
E ora vejam se não tenho razão: quem não tem em casa meio pacote de leite, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 ou 3 gemas de ovos e um pedaço de casca de limão?
Estes são os ingredientes necessários para fazerem uma travessa para 6 pessoas!
O segredo desta receita bem à portuguesa está no uso de farinha de trigo. Esta é a grande diferença, por isso é que eu não como Leite Creme em nenhum Restaurante, porque o fazem com farinha maizena (amido de milho). Esta última é óptima para certos molhos ou cremes, mas nunca para Leite Creme!

Leite Creme à Portuguesa

5 dl de leite meio gordo
1 colher de sopa bem cheia de farinha (1/8 cup ou 30 ml)
150 g de açúcar (1/2 cup ou 125 ml) -  (só uso 120 g)
4 a 6 gemas (só uso 3)
1 casca de limão
açúcar para queimar qb.


Ponha num tacho 3 dl de leite e a casca de limão, e leve ao lume para ferver. Reserve o restante.
Numa tigela junte a farinha e o açúcar e envolva bem estes dois ingredientes.
Junte as gemas e mexa de vagar como quem faz uma gemada e vá acrescentando o leite que reservou, aos poucos e vá mexendo bem. Isto evita que se formem grumos ou caroços.
Quando o leite começar a ferver, incorpore este creme de ovos e mexa bem com a colher de pau. Deixe ferver mais 2 ou 3 minutos para engrossar e depois retire do lume. Tire a casca do limão e deite o creme numa travessa ou em pratinhos individuais.


Deixe arrefecer bem antes de caramelizar.
Umas horas antes de servir (o ideal é fazê-lo na hora de servir) espalhe 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar branco sobre a superfície do creme e queime com um ferro em brasa ou com um maçarico próprio.
Este foi queimado com ferro eléctrico próprio que me ofereci num Natal não há muitos anos!!!

Nota: Não se assustem com o maçarico! Eu falei nele porque agora está na moda. Até à data ele era utilizado apenas pelos "chefs" e "gourmets", na Doçaria e não só. Hoje vulgarizou-se o seu uso mas eu acho que deve ser muito caro para quem o usa só de vez em quando. Eu sempre usei um ferro próprio para queimar açúcar, com o aspecto de uma pàzinha que se aquece sobre o lume. Quando está bem quente, quase em brasa, passa-se com ele sobre o açúcar à superfície da travessa, suavemente, sem pressionar. Depois deixa-se arrefecer o ferro ao ar, sem o molhar. Só quando já está frio é que se põe de molho em água fria ou morna.
(Esta operação é para o ferro não perder a sua qualidade; tem um nome, mas não me ocorre)...


São servidos?(Esta é só por maroteira, he, he)!
Experimentem e depois digam-me o que acharam, pode ser?
Uma boa semana para todos. Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

15 comentários

  1. Ui Bombom querida! Só de olhar já me veio àgua à boca! Que delícia...aqui dão o nome chique e afrancesado de "creme brulée" a esta delícia...acreditas que nunca comi...eu não tenho o tal maçarico! Deve ser bom demais! Anotado! obrigada, beijão,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao precisa de maçarico, aquece uma colher velha no fogão e coloca por cima do creme, use uma pega ou pano para nao queimar a mão. Portugal.

      Eliminar
  2. Ficou mesmo super apetitoso.. Ando pra fazer há uns tempos, e não há maneira de me dispor :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Este é um dos doces da minha infância, aqui no Norte é muito típico e eu adoro :)

    ResponderEliminar
  4. Oi Fátima

    Lembrome de minha mãe fazer quando éramos criança, mas nunca com maçarico para caramelizar.
    Aqui não temos.
    Acho que vou até aí experimentar.rsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  5. Que delicia Bombom, adorei! Irei experimentar.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  6. O maçarico não é imprescindível! Eu falei nele porque agora está na moda. Até à data ele era utilizado apenas pelos "chefs da Doçaria. Hoje vulgarizou-se mas eu suspeito de que é muito caro. Eu sempre usei um ferro próprio com o aspecto de uma pàzinha e que se aquece sobre o lume. Quando está bem quente passa-se com ele a superfície da travessa,delicadamente e sem pressionar. Depois deixa-se arrefecer ao ar sem molhar. Só quando está frio é que se põe de molho.
    Vou acrescentar estes dados ao post para que ninguém deixe de fazer esta iguaria.
    Obrigada pelos vossos comentários. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  7. Realmente minha linda, quem não tem em sua cozinha esses ingredientes, é melhor fechá-la. Adorei a simplicidade da receita e com certeza vou gostar demais da conta do resultado

    ResponderEliminar
  8. Oi, Bombom!

    Parece delicioso. Ai, que inveja de quem sabe fazer essas coisas gostosas, kkk

    Beijos, querida! :)
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  9. Fátima, acabaste de assassinar virtualmente uma leitora do blog hehehehe Eu devo ser a maior viciadinha em leite-creme deste mundo e o teu tem muito bom ar. Olha, comigo era um ar que se lhe dava hehe

    Bjs grandes!

    ResponderEliminar
  10. Apenas fiquei de água na boca, com este leite creme e pronto lá eu ter que fazer para o Natal.

    Obrigado pelas dicas e bjs

    ResponderEliminar
  11. Amiga assim é que é! Com farinha de trigo e nunca com a Maizena. Vou fazer o teu que é um pouco diferente do meu e depois eu digo podes crer, mas, vai ser no meu cantito lá para Janeiro.E gostei daquela de teres oferecido a ti própria o ferro de queimar o leite creme. Sabes, eu também tive essa brilhante ideia há us 25 anos quando me ofereci a mim mesma o meu ferro de queimar. tem uma pega em madeira vermelho.ok, agora já é um verm,elho assim para o enfarruscado, mas serve na perfeição.

    abraço infinito

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  12. Ate agora so conhecia esta receita atravez da minha Mae.
    Sem duvida a melhor receita de Leite creme.

    E ja agora:
    Feliz Dia da Mae! <3

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pela sua visita e comentário, caro Anónimo. Esta é na verdade a verdadeira receita de Leite Creme à Portuguesa. A sua Mãe sabe das coisas!
    Obrigada pelas felicitações do Dia da Mãe.
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  14. Leite creme faz bem a alma é o doce dos Anjos
    um sorriso se da sempre antes de começar a comer!!!!

    ResponderEliminar