FLOCOS DE MALAGUETA OU CRUSHED CHILLIES

quarta-feira, maio 19, 2010

Uma das minhas "manias" é não comprar nada do que eu possa fazer em casa.
Quando havia bom leite à venda fazia manteiga e agora faço os queijinhos frescos e o pão, faço os molhos e as misturas de ervas aromáticas.
Outra coisa que gosto de fazer são os Flocos de Malagueta, mais conhecidos por Crushed Chillies ou Poivrons Rouges.
Eu gostava muito de conhecer os nomes das diversas malaguetas, o grau de picante de cada variedade segundo a sua origem, mas a verdade é que sou uma leiga no assunto. Mas como quando "não há cão caça-se com gato", resolvi experimentar e não me dei nada mal.


Comprei uma porção de malaguetas (pode usar-se de várias qualidades).
Passei-as por água e enxuguei-as em papel de cozinha absorvente.
Retirei-lhes o pé e abri-as ao meio, no sentido do comprimento.
Separei as sementes e coloquei-as de um lado do tabuleiro.
Do outro lado coloquei as "cascas" da malagueta.


Pus o tabuleiro ao sol durante cerca de 8 dias. Quando secaram, parti-as aos pedaços e triturei-as na picadora 123. É mesmo só 1-2-3 e já está! Retirei para um recipiente e juntei as sementes, que são a parte mais picante e misturei. Coloquei os "flocos"num frasco de vidro e guardei.
Com esta trabalheira toda, esqueci-me de tirar a fotografia final, he, he! Mas fica para a próxima.
Dão muito jeito para temperar carnes, peixes ou molhos.
Esta tarefa não deve ser feita por pessoas que sofram de asma ou alergias.

Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Querida Bombom,
    é por isto que eu gosto tanto de vir aqui: venho sempre buscar sabedoria tão generosamente partilhada por si!
    beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. eu também não percebo nada de malaguetas e piripiris e coisas dessas, mas gostava de perceber!
    aqui fiquei a saber um bocadinho mais.

    ResponderEliminar
  3. Bela dica aqui nos deixaste :) Como calor que está, até são capazes de secar em quatro dias he he

    ResponderEliminar
  4. Querida Bombom
    Nunca encontrei malagueta por aqui.
    Gostei muito da dica.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  5. Mas que grande dica!!!
    Curiosamente tenho olhadao pra elas(malaguetas) na frutaria e andava a pensar comprar pra fazer em casa...mas era com azeite(como a minha sogra faz) mas agrada-me muito mais esta forma de fazer!!!
    Vou comprar :))e experimentar!
    Obrigado amiga.
    Beijinhos
    Tina

    ResponderEliminar