AS PRIMEIRAS RECEITAS DE COZINHA...E CONGELAR PÊSSEGOS

quinta-feira, maio 20, 2010

 Hoje resolvi partilhar convosco um excerto de um livro que achei muito interessante e que nos dá uma visão da alimentação através dos tempos, algo diferente daquilo que estamos habituados a ver.
O livro chama-se História da Alimentação, os autores são Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari e é da Editora Terramar.

"As primeiras Receitas de Cozinha que se conhecem são Mesopotâmicas e datam de 2000 AC. Mas não foram eles que inventaram a cozinha. Tiveram, simplesmente, razões para pôr por escrito as suas receitas e foram os primeiros, com os egípcios, a poder fazê-lo: sem escrita não há receitas.
Mas a ausência de receitas não significa que não houvesse já preocupações gastronómicas e uma arte culinária requintada. Assim, os egípcios que não sentiram necessidade de escrever as suas receitas, deixaram-nos, não obstante, vestígios muito instrutivos em alguns túmulos, a partir de 4000 AC. Apesar disso, também não foram eles que inventaram a cozinha.
Terá sido há 500 000 anos que o Homem dominou o fogo e se afastou definitivamente dos seus antepassados hominídeos, ainda mergulhados na animalidade.
Os historiadores da Pré-História parecem reconhecer que eles utilizaram o fogo, primeiramente para cozinhar os alimentos e que as suas outras utilizações técnicas apareceram muito mais tarde. Daí a afirmar que "a cozinha faz o Homem" e que têm, uma e outro, 500 000 anos, é apenas um passo.
Explicam-nos, por vezes, que o gosto pela carne cozinhada é comum a pràticamente todos os carnívoros, que a procuram depois dos incêndios naturais. Sugere-se assim, que os próprios animais carnívoros preferem a carne cozinhada à carne crua e que seriam capazes de comer carne assada todos os dias, se conhecessem a arte de cozinhar. Por isso o Homem, na posse do fogo, não tardou a mudar de regime alimentar. Mas este esquema não é assim tão linear. Longe de serem valores objectivos, o bom e o mau são noções relativas a cada pessoa que come e a cada cultura.
Se é possível arriscar uma ideia geral neste domínio, ela é que o conhecido, o habitual, tem geralmente a preferência sobre o desconhecido: para um japonês, a melhor maneira de servir um peixe fresco é servi-lo cru; do mesmo modo que um esquimó preferia, no início deste século, a foca crua, meio decomposta, cortada em fatias finas, a todas as focas cozinhadas, assadas ou com molho que lhe fossem apresentadas por cozinheiros franceses.
Nem todos os povos têm, como os europeus, uma tradição de vários milénios de desconfiança em relaçáo à carne crua e de preferência pela carne cozinhada. A referência ao gosto, quando se trata de apresentar a invenção da cozinha, deve ser portanto sujeita a fortes reservas."

Se este tema vos interessar, poderei aprofundá-lo um pouco mais.
E agora, deixo-vos aqui uma sugestão para congelar pêssegos, já que eles estão aí a chegar ao mercado.

CONGELAR PÊSSEGOS

Ferve-se 1 litro de água com 500g de açúcar, até levantar fervura.
Junta-se o sumo de 1 limão, mexe-se e deixa-se arrefecer.
Escaldam-se os pêssegos em água a ferver e tira-se a pele. Cortam-se ao meio e retira-se o caroço.
Metem-se as metades de pêssego em caixas quadradas e cobrem-se com a calda de açúcar.
Tapa-se e mete-se no congelador.

Desejo-vos um bom fim de semana. Beijinhos da

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. No Japão não digo, mas para os esquimós deve ser difícil manter uma fogueira acesa :) Venham os pêssegos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Bombom,
    concordo plenamente quando aqui se diz "o bom e o mau são noções relativas a cada pessoa que come e a cada cultura". De facto, se há quem coma peixe crú em detrimento do cozinhado, há também outros valores que regem sociedades levando-as a consumir por exemplo cães o que para nós é completamente repulsivo. Por outro lado, enquanto comemos o nosso bifinho com satisfação, a vaca é considerada sagrada na Índia! E outros tantos exemplos (estou a lembrar-me das larvas que até nem precisam de serem cozinhadas). Penso que a alimentação de cada povo é de facto tudo uma questão cultural que não se prende pois LINEARMENTE com a descoberta do fogo embora deva muito a ela, como refere este magnífico excerto, mas também com valores culturais e religiosos de cada sociedade.
    Gostei bastante do tema Fátima e a observação da Ameixinha fez-me rir!
    Obrigada pela dica sobre os pêssegos: por acaso na quinta dos meus pais os pessegueiros abundam e consequentemente, na sua época, essa deliciosa fruta também, daí ter adorado a ideia de congelar desta forma os pêssegos.
    Beijinho grande e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom
    Nao sabia a historia da cozinha e achei o máximo!
    Quanto a carne crua nao consigo nem imaginar, pois nem assada eu como!
    Adorei a dica de como congelar pêssegos, imagino que depois pode-se fazer sumos deliciosos, né?!
    Um grande abraço e um ótimo fim de semana
    Léia

    ResponderEliminar