DA PASTELARIA GREGA...

terça-feira, abril 20, 2010

Da Pastelaria e da Doçaria da Grécia, não posso falar muito, pois não tive oportunidade de a conhecer a fundo, como gostaria. Só nos serviram doce em duas refeições e, por aquilo que tenho lido nos vossos blogs, acho que era Panna Cotta. Gostei muito, mas acho que os louros vão para Itália...ou não será?
 Daquilo que me foi dado ver e provar, sem ser na doçaria, os gregos fazem muito pastéis de massa folhada recheados com carne picada em molho de tomate ou béchamel. Mas a massa folhada deles é muito mais pesada e grossa do que a nossa. Reparei em diversos sítios por onde passámos, que os bolos têm a mesma consistência e são muito caros: 2,5 euros cada um.


Esta foto e a que se segue foram tiradas numa Área de serviço onde parámos durante uma das viagens.


Quando elaborei o meu "Dicionário da Comida Grega", vi que eles tinham muitos doces à base de amêndoa.
Ou não fosse a Grécia um país Mediterrânico! E andei à procura em algumas lojas de Geléia de Rosas que me tinham recomendado. Mas não encontrei nada. Eu não leio grego e eles não falavam inglês nem francês...


Um dos nossos companheiros de viagem fez anos e o "staff" da Estalagem de Montanha de Rapsani onde estivémos alojados, ofereceu o Bolo de Aniversário. É um bolo caseiro, muito gostoso e bem feito, tipo Pão de Ló, recheado com creme de chocolate.
Só quando chegámos a Salónica e passeávamos pela cidade após o almoço, é que vi uma Pastelaria! Grande, com muitas montras cheias de lindos doces e bolos, mas...estava fechada!!!


Vinguei-me a tirar fotografias, para vos mostrar.


Pode ser que vos dê ideias para decoração...


Estas fotos foram tiradas do lado de fora da  montra, por isso podem ter algum reflexo do vidro.



 Agora, deixo-vos aqui o meu pequeno "Dicionário da Comida Grega". Espero que o possam usar e completar, se possível!

DICIONÁRIO DA COMIDA GREGA

Doces

Amygdalota - Doce de amêndoas de Hydra (amigdala = amêndoa).
Baklavás - Mil folhas de amêndoas recheados com nozes, canela e xarope de mel.
Bougátsa - Doce de creme de queijo com canela e açúcar.
Galactobúrico - Tarte de leite.
Giaourti kai meli - iogurte com mel.
Kataifi - Doce de amêndoas e canela.
Melomakárona ( Finikias e Diples) - Doce de Natal: bolachas de frutos secos.
Rizogalo - Doce de arroz (tipo arroz doce).
Syka sto foúrno me Mavrodáfni - Figos frescos cozidos num molho feito com vinho tinto, especiarias e mel, aromatizado com água de flor de laranjeira.

Queijos

Feta
Graviera
Kaseri
Kefalotyri (tipo Parmesão)
Metsovone (para derreter e fazer crepes)

Bebidas

Ouso - Bebida nacional grega. Diz-se "uso". Bebida alcoólica (44°) com sabor a anis.
Raki - Bebida alcoólica sem sabor a anis.
Tsepouro - Bebida alcoólica de uva fermentada sem sabor a anis.


E termino com algumas palavras essenciais:

Obrigado - Efeganistou
Muito bem - Poli kalá
Está tudo bem - Olá kalá
Bom dia - Kalimera
Boa tarde - Kalispera
Boa noite - Kalimirta (ao deitar)

Claro que em grego não se escreve assim, mas diz-se desta maneira e isso é que importa para se poder comunicar.
Se estiverem interessadas no "Dicionário" completo (2 folhas A4), podem pedir pelo mail do blog, que eu envio-vos.
Há muitas comidas de que não vos falei por não as ter provado, mas interessantes, sem dúvida para quem quiser viajar pela Grécia.

Espero que tenham gostado de viajar comigo, he, he! Até breve.
Beijinhos

Bombom = Tia Fátima = Avó Fátima

































Talvez Goste de Ler

7 comentários

  1. Bem Bombom,de maravilhada que estou nem tenho palavras para defenir lindos de morrer e tão deliciosos que devem ser, obrigado por partilhar imagens tão lindas e deixar dicas sobre palavras essênciais para falar Grego.
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  2. As baklavas são fantásticas!...
    E os doces com o iogurte grego maravilhosos. Comi lá uma mousse de limão e iogurte grego que até hoje me faz suspirar!...
    babette

    ResponderEliminar
  3. Disto (doces) é que eu já não conheço nada! Tenho que investir um tempinho!
    Fiquei a babar...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Viajar é comigo!! Os gregos têm uma abordagem à doçaria bem interessante. Gosto particularmente dos doces confeccionados com a famosa massa filo e da utilização de queijo, mel e frutos secos... Vou ficar a sonhar com uma baklava o resto da tarde!!

    Bj*

    ResponderEliminar
  5. Têm todos bom aspecto mas... cum caneco, 2.5 euros é um bocadinho puxado! Adorei o pequeno dicionário :)

    ResponderEliminar
  6. Fátima, cada foto tentadora!! Lugares incríveis existem por ai né!! Muito lindo! Beijão

    ResponderEliminar
  7. BOA NOITE
    GOSTARIA DE SABRE RECEITA DA SEGUNDA FOTO PODE ME ENVIAR.
    AZALEIAP1@HOTMAIL.COM
    THANKS

    ResponderEliminar