AVENTURAS OU DESVENTURAS NA COZINHA...CALDEIRADA DE ENGUIAS

quarta-feira, março 17, 2010

O que eu me ri com o comentário da Isabel do blog COZINHAR COM OS ANJOS, só de imaginá-la garotinha, na cozinha, com as enguias a fugir por todos os lados!
Agora imaginem-me a mim, já senhora casada, numa cena daquelas, a clamar pelo marido para vir apanhar do chão e da bancada, as ditas que teimavam em contorcer-se, a ver se conseguiam fugir dali para fora...
Eu que nunca gostei de cobras nem de mexer em corpos viscosos, caí na patetice de comprar umas enguias para um almoço de sábado. Mas como a inexperiência era muita, julgava que era como o outro peixe, que era só amanhar e eu isso gostava de fazer. Só quando as despejei do saco para dentro do alguidar é que vi que vinham vivas!!! E teve de ser o marido a cortar-lhes a cabeça (acho que lhes agarrou com um pano) e só depois dessa tarefa é que eu as meti no tacho. Do resto já não me lembro, mas acho que as fiz de caldeirada. Foi a primeira e a última vez. A partir desta odisseia, quem quiser enguias tem de ir comê-las ao restaurante (he,he)!
Mas já que se falou de enguias, iroses ou eiroses, vou deixar aqui uma receita da Confraria de S. Gonçalo de Aveiro. Retirei-a do livro de Amílcar Malhó, intitulado CHEFE SILVA, O SENHOR TELECULINÁRIA, em homenagem aos seus 74 anos de vida intensa.
O Chefe Silva foi um dos meus Grandes Mestres quer através dos seus programas televisivos, quer com a revista Teleculinária que, a um preço reduzido e perfeitamente comportável pela bolsa parca dos ordenados de antigamente, se ia coleccionando semanalmente.

                CALDEIRADA DE ENGUIAS

2 cebolas
800g de batatas
1 kg de enguias
3 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 dl de azeite
Água q.b. (2 ou 3 litros)
Açafrão em pó q.b.
Gengibre em pó q.b.
Sal e pimenta q.b.

"Atenção porque nem todas as enguias fazem boa caldeirada. Esta deve ter pelo menos 75% de brazinos
que são enguias de pele escura."

Amanhadas as enguias (peçam na peixaria), tira-se-lhes a galheira ou ranheta , lavando-as pelo menos em sete águas, ao mesmo tempo que se esfregam com as mãos e só com as mãos. A espinha das enguias também deve ser bem raspada com a unha.
Descasque e lave as batatas, as cebolas e os dentes de alho. Corte as batatas e as cebolas em rodelas e pique grosseiramente os alhos.
Num tacho fundo, disponha camadas alternadas de cebola, batatas e enguias. Junte-lhes os alhos, um ramo de salsa, o louro, o azeite, pimenta e água suficiente para a caldeirada e para a sopa. Leve a cozer em lume brando.
Quando estiver a ferver, retire a espuma que vier ao de cima. Tempere depois com sal e pó de enguia (açafrão e gengibre). Depois de apurada a caldeirada, tira-se a água para a sopa e para a moira.
A moira é feita num tacho à parte, juntando à água da caldeirada, vinagre e sal a gosto, com que se regam as enguias no prato de cada um.
A sopa de enguias é feita da água tirada da caldeirada, à qual se junta pão duro partido à mão, aos bocados. Junta-se um pouco de vinagre a gosto. O tempero desta sopa resulta dos ingredientes postos na caldeirada.

Beijinhos da

Bombom= Tia Fátima = Avó Fátima

Talvez Goste de Ler

7 comentários

  1. Olá Bombom :)
    Enguias, só comi daquelas pequeninas (tipo canetas) e fritas, preparadas pela minha linda mãe e pescadas pelo meu querido irmão mais velho, pescador por desporto e de fins-de-semana! Há quem diga que para prepará-las, se lhe deitarmos um pouco de areia por cima, já não escorregam. Eu não sei porque nunca fiz nem tão pouco provei em caldeiradas como esta, tão ricamente e interessantemente introduzida pela querida Bombom.
    Um beijinho grande e muito muito obrigada pelas imagens inspiradoras que me enviou! Fenomenais mesmo e verdadeiras obras-de-arte!

    ResponderEliminar
  2. Querida Bombom
    Nunca comi enguias, nem sabia que se comia - hehehe!

    Se fosse comigo seria uma grande gritaria.

    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Enguias nunca comi nem vou comer. Aquilo mete-me nojo, parecem mesmo cobras :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Fátima!

    Ui, ainda bem que os meus comentários te deixam bem disposta:)...Sabes eu depois daquela odisseia não mexi mais em enguias até talvez os meus 18 anos. Mas, como a paixão pelas ditas era (é) tão grande que claro que voltei a tratar das bichinhas, claro mas, sem as deixar fugir:) Pois adoro as ditas de caldeirada e fritas. Aí, o que me foste lembrar...Até me ficou a crescer água na boca:)Mas, o meu pessoal não gosta nem come. Então eu para mim nunca faço. Ás vezes fazia fritas e depois se sobravam fazia um estilo de escabeche que ficava bem fixe,Agora a tua receita ficou-me a aguçar os apetites...pois esse sabor com vinagre, deve ser mesmo uma pequena grande maravilha.Se calhar é desta que compro só para mim.Gostei

    Beijinhos com muito carinho mesmo

    Isabel de Miranda

    ResponderEliminar
  5. Bombom do céu, nunca pensei em comer enguia!! Me lembra cobra, deus do céu!! Mas sei que caldeiradas com frutos do mar e peixes são excelentes!! Está tudo bem por ai? Um beijo enorme!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei o teu blog querida Bombom.
    já me fiz tua seguidora...muitas bjcas...
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. eu adoro enguias de caldeirada, mas pelo preço e pelo trabalho que dão, só as como no restaurante.
    e agora que lembraste, tenho de voltar lá!

    ResponderEliminar