O CAPUCHINHO VERDE E O LOBO BOM

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

No tempo da minha infância, havia um Programa de Rádio na antiga Emissora Nacional, dedicado às Crianças. Chamava-se EMISSÃO INFANTIL. Alguém se lembra?
Todas as sextas-feiras, ao fim da tarde, acho que cerca das 18 horas (já não sei bem), era ver a garotada toda em frente à telefonia, para ouvir mais uma história.
Como hoje é sexta-feira, aqui fica uma história, oferta da Tia Fátima, na Secção Infantil de O Meu Estaminé.
Fui buscá-la a um disco editado em 1978 pelo Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo, chamado VIVA A PEQUENADA.
A canção foi escrita por Júlio Izidro, que todos conhecem da Rádio e da TV, segundo uma ideia de Maria de Lurdes Branco e tem música de Carlos Alberto Moniz.


CAPUCHINHO VERDE

Vou contar-vos a história do Capuchinho Verde que é uma história de pasmar e de ...pernas para o ar!

Havia uma menina a quem chamavam o Capuchinho Verde, que morava numa casinha branca dum bosque. Esta menina também tinha uma avó mas, nunca lhe tinha ido levar a merenda porque a avó não estava doente e a passarada lá do bosque que sabia isso, cantava:
"Capuchinho Verde , não leves a merenda à avó
isso é de outra história, com um lobo e uma menina só!"

Capuchinho Verde: "Estou bem aqui à janela
p`ra ver o lobo passar.
Como este é meu amigo
Com ele vou rir e brincar."

E a passarada concordou:
"Capuchinho Verde, amigos não te faltam aqui.
Passeias no bosque, sem perigos nem sustos p`ra ti."

Nisto apareceu o lobo, simpático, sorridente e até, calculem, cantador:
Lobo Bom:..."Lá, lá, lá,......
Eu sou o Lobo Bom, bom, bom......
que gosta de crianças e que canta neste tom.
Hoje estou contente,
P`ra mim é sempre festa.
Gosto de cantar muitas canções
e mais esta!"

Como estava um dia muito bonito, o nosso amigo lobo, resolveu convidar o Capuchinho Verde para um passeio:
"Capuchinho Verde, queres vir comigo a casa da avó?"

Capuchinho Verde:"Mas que boa ideia,
ir bosque fora a cantar;
contigo não tenho medo
de a casa da avó não chegar".

E lá foram. O lobo deu a pata à menina e recomeçou a cantar, enquanto caminhavam:
Lobo Bom..."Lá, lá, lá,...
Eu sou o lobo bom, bom, bom....
que gosta de crianças e que canta neste tom.
Hoje estou contente,
p`ra mim é sempre festa.
Gosto de cantar muitas canções
e mais esta!

(Continua já de seguida).

Talvez Goste de Ler

5 comentários

  1. Olá Fátima,

    Eu claro, que me lembro da antiga Rádio Nacional. E, desse pograma infantil!Agora desta história do capuchinho verde não conhecia de todo. Mas, sempre é mais agradável para as crianças ouvirem, do que a do capuchinho vermelho. Pois, eu quando era criança gostava de ouvir a história.Mas, lembro-me de ficar sempre muito apreensiva, quando chegava aquela parte do lobo comer a avózinha...

    beijinhos com muito carinho

    Isabel de Miranda

    P.S. OK, vou continuar a ler a história...

    ResponderEliminar
  2. HUMMM nao conhecia a historia do Capuchinho Verde!!!
    Estou a gostar e partilho a opiniao da Isabel :)
    Vamos á continuacao?!
    Beijinhos no coracao! É assim querida? :)
    Tina

    ResponderEliminar
  3. Querida Bombom
    Teu cantinho ficou lindo assim, adorei!
    Estou amando a historinha...
    Bjos
    Léia

    ResponderEliminar
  4. eu tenho o vinil desta história! Que bom que mais alguém a conhece!!!
    Susana Soares

    ResponderEliminar
  5. Eu tinha esse vinil... infelizmente emprestei e "desapareceu"... guardo essa historia até hoje e muitas vezes ao longo dos anos cantarolei "eu sou o lobo bom bom bom bom bom bom bom bom bom que gosta de crianças e de cantar neste tom"

    :)

    Hoje lembrei-me de tentar encontrar algo sobre isto.. :) e cheguei aqui!

    Gostava imenso de resgatar esse vinil para a minha colecção de vinis de musica infantil, porque acho que é uma historia linda que desmistifica a ideia do lobo mau!

    ResponderEliminar