SEXTA-FEIRA FUI ÁS COMPRAS

domingo, janeiro 24, 2010

Na sexta-feira fui às compras, como habitualmente. E não é que dei por mim a olhar para as coisas com outros olhos? Admirei-me comigo mesma...estava mais sensível, mais alerta!
Ficaram-me os olhos "presos" em frente ao escaparate dos legumes embalados, das caixinhas com as cebolas descascadas, das embalagens com os legumes para a sopa já partidos e lavados,etc...
Claro que "no meu tempo" (he,he) não havia disto e, se por um lado é muito prático,por outro paga-se bem caro.
Se quiserem poupar uns tostões e muito tempo na cozinha, vou dizer-vos como fazia (e continuo a fazer).

*Uso caixas da Tupperware (e não outras, porque estas são herméticas e conservam mesmo os alimentos), tipo tigelas com tampa de vários tamanhos.
*Numa caixa das grandes com água até cobrir, ponho as batatas descascadas. Fecho e levo ao frigorífico, onde aguentam perfeitamente 5 dias.
*Descasco cebolas e ponho numa caixa das médias; descasco 2 ou 3 cabeças de alhos e ponho numa caixa pequena. Vai tudo para o frigorífico, onde aguentam na perfeição a semana toda, se lá chegarem!
*Num alguidar, lavo uma alface folha a folha, para lhe tirar a terra. Substituo a água por água limpa e acrescento 2 colheres de sopa de vinagre (faço a olho: dou 2 esguichadelas com a garrafita do vinagre e já está, mas aqui para o Estaminé, fica mais fino assim,he,he!) e deixo a alface "no banho" por 5 minutos. Também podem acrescentar 2 ou 3 gotas de lixívia para desinfectar melhor. Depois escorro e passo por água limpa. Sacudo bem a água das folhas, aos poucos de cada vez, e coloco-as numa caixa grande (Twpperware) no frigorífico onde aguenta uma semana ou mais.

Depois durante a semana, quando precisamos de cozinhar é só ir buscar! E, se fizerem as contas, verão quanto poupam!
Bjs da Tia Fátima (Bombom)

Talvez Goste de Ler

3 comentários

  1. Querida Bombom
    E' muito cômodo esses alimentos prontos para colocar na panela, mas o preço muitas vezes desanima, né?!

    Adorei tuas dicas, preciosas.
    Uma excelente semana
    Bjos no coração
    Léia

    ResponderEliminar
  2. Olá Bombom,
    Também ao lavar a alface, ponho vinagre, aprendi com a minha Mãe.
    Descascar mais batatas e pôr no frigorifico... depende... como só sózinha, nem sempre vale a pena.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    adorei o blog.
    Vou passar a seguir...
    bj
    Deo

    ResponderEliminar